MEDO, CULPA E IRRESPONSABILIDADE
A TRIOLOGIA DA INVOLUÇÃO
Introdução
Na etimologia da concepção simplista do mundo material, essas três palavras remetem-nos a um significado igualmente simplista, porque definem o conceito, mas não a causa e o efeito.
- MEDO: sentimento inquietante que se tem diante de perigo ou ameaça; ansiedade diante de uma sensação desagradável, da possibilidade de fracasso, ou ainda uma atitude covarde.
- CULPA: responsabilidade atribuída a algo ou alguém por mal, dano ou prejuízo causado; ação ou inação de que resulte dano ou prejuízo; sentimento insistente e doloroso que se experimenta por ter agido mal ou faltado com seu dever; transgressão de princípio ou mandamento de contexto teológico (pecado); ou no contexto jurídico como falta ou delito que fere os princípios do dever jurídico, cometida por ação ou omissão.
- IRRESPONSABILIDADE: ação leviana e sem seriedade, que não responde pelos efeitos dos próprios atos; incapacidade para agir de forma sensata, etc.
Em sentido amplo, medo, culpa e irresponsabilidade são debilidades da essência espiritual que nos acorrentam a evolução e se tornam armas controladoras nas mãos de mentes egóicas. Sim, porque muitos se tornam "escravos" e alguns poucos tornam-se "senhores" de mentes.
Institutos ideológicos - sejam políticos, sociais ou religiosos - que governam pelo medo estagnam o progresso material e espiritual de uma multidão amordaçada que, por culpa, entendem merecer tal tratamento.
Esses três conceitos são armas manipuladoras de consciências que servem ao domínio egóico de uns poucos. E essa condição escravagista tem-se arrastado por milênios no caminho evolutivo dos terráqueos, que aceitam essa condição por absoluta ignorância de sua natureza. Não é o Ser Divino que faz isso, mas a própria Humanidade.
Continua...
LIBERTE-SE!
ROMPA AS CORRENTES DA ILUSÃO!
NOSSO DESTINO É SER LIVRE E FELIZ!