CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

MICHAEL JACKSON 
O Dançarino do Sonho


BY LUBOV FADEEVA

Lubov Fadeeva é uma bailarina e coreógrafa russa, proprietária do estúdio de dança espanhola Amorella, sediado em São Petersburgo [Rússia].

Abaixo, um fascinante artigo onde Lubov Fadeeva explica porque Michael Jackson se imortaliza como um dos maiores dançarinos na história.
________________________________________________


Michael Jackson na dança é um assunto tão vasto quanto o espaço. Eu não posso falar sobre isso sem tocar em questões globais da arte da dança, mas eu vou tentar reunir tudo isso, tanto quanto possível - para reunir todos os elementos que eu vejo como facetas de algo maior, um todo, de modo que podemos tentar ver o quadro inteiro.

Para mim, a dança é um fenômeno global, a arte mais sagrada e mais pura, apenas acompanhada, talvez, pela música, poesia e arte. O resto é derivado, como os galhos de uma grande árvore frondosa cultivada a partir de apenas uma semente. A dança é pura inspiração que nasce no centro do Universo, exprimível através de inúmeras formas artísticas e manifestações.

A dança é música visual e emoção não-corpórea em um nível significativo; é energia espiritual criando toda a existência. Isto é como eu já tenho visto desde a minha infância, sob a forma de sentimentos, e eu vou tentar explicar tudo isso em palavras.

Eu me lembro do quanto eu fiquei satisfeita, embora não surpresa, ao ver o livro de Michael intitulado Dancing the Dream [Dançando o Sonho]; porque o título se refere a dançar e não a cantar ou à música? Eu acredito que não foi coincidência. A dança era especial na arte de Michael - a mais profunda, mais sincera e mais simbólica expressão de sua filosofia e visão artística.

Eu vou abordar esse tema de uma forma indireta, começando com uma citação de um livro de Maurice Béjart, Un instant dans la vie d'autrui [Momentos de uma vida estranha]. 

Bejart é um coreógrafo francês e a maior personalidade no balé moderno. Ele é um inovador, um filósofo e um gênio reconhecido no campo da dança. É interessante que Bejart tenha crescido na família de um filósofo: seu pai dirigiu uma sociedade de investigação filosófica e fazia publicações em uma revista científica.

Assim, Bejart cresceu em um ambiente onde o pensamento humano era valorizado e, desde a infância, ele esteve cercado por livros e trabalhos científicos. É por isso que quando ele se tornou um dançarino, sua arte e abordagem artística refletiram um profundo pensamento.

Bejart declarou a dança como a arte do século 20. Sua companhia de balé, que consistia de profissionais altamente respeitados e que alcançou enorme sucesso, tinha exatamente o mesmo nome: Ballet du XXe siècle [Balé do Século 20]. As estrelas mais brilhantes do mundo do balé colaboraram com Bejart.

Um dos capítulos de seu livro é intitulado "Transformando a dança para dentro do significado de sua vida". Deixe-me citar alguns trechos:
''A dança foi transformada em um segundo ato, um elemento decorativo da arte. Eu me refiro à dança no Ocidente, é claro. Não é mera coincidência que a dança se encontrava em tal posição no Ocidente, porque não foi apenas dançar sozinho o que foi transformado em uma caricatura aqui.
Eu tenho levado a dança a sério, porque eu acredito que a dança é um fenômeno religioso. É também um fenômeno social, mas antes de tudo, a dança é religiosa. Quando a dança é considerada como um ritual, ao mesmo tempo sagrada e humana, ela cumpre a sua função.
Mas, se transformada em uma forma de diversão, ela deixa de existir, deixando apenas fogos de artifício, ou um desfile de meninas vestidas de uniformes, ou nos jogos de pinball - mas não é dança em sua essência. Falar sobre isso na década de 80 é como bater em uma porta aberta, mas na década de 50 a porta estava firmemente trancada.
Em nome de Deus, sabe lá por qual tabu - uma espécie de vergonha e medo do corpo, a concha carnal da "Alma" - o cristianismo rejeitou a dança, enquanto a mesma religião inspirava a construção de catedrais! Sendo afastada da religião, a dança ocidental a rotulou como "carnal"... a colocou exatamente na carne, tornando ela um ramo da cerimônia cortesã. Longe da religião, a dança adquiriu boa reputação - no pior sentido da palavra...
Mas onde estaria o ritual? A necessidade de receber o Sacramento em ambas as dimensões: vertical e horizontal, sagrado e social?
O aparecimento de Diaghilev com seus balés russos, no início do século, foi revolucionário. Mas essa revolução foi estética. Enquanto isso, a dança precisava da revolução ética, mas mesmo a revolução estética foi um grande passo para frente!
Grandes músicos, como Stravinsky, finalmente começaram a compor música para dançar. Grandes artistas - Picasso, Derain, Braque - trabalharam em cenografias e figurinos. O mundo também viu o incrível estilista de palco Leon Bakst.
A audiência ocidental instintivamente sentiu uma grande necessidade de dança que não tivesse tido a sua essência maculada. Ansiando por unidade, os jovens procuram novos rituais em música rock, pop ou disco - e eles estão certos. Cada época tem que criar seus próprios rituais. Os ritos de nossos pais necrosaram e perderam o significado.
Novidade na dança não é mais um problema. Sentimos uma necessidade muito mais profunda para tratar de questões sociais e nossa percepção do mundo. Nós não precisamos dizer qualquer coisa da dança - ela tem muito a dizer!
Estou falando do que vem do coração. A cada dia, eu estou cada vez mais certo de que a dança é a arte do século 20. Um dia tem que vir quando todo mundo vai estar dançando.''
A Natureza da Singularidade

Desde a minha infância, a dança tem sido uma espécie de religião para mim, se não puramente religião. Qualquer arte na essência desempenha o papel de um culto, o papel de um conselheiro espiritual, e outros papéis que a aproximam de uma religião, em diferentes graus para cada arte.

Mas a dança tem um papel especial nesse caso. Eu não gostaria de cultivar a ideia de que a dança deve sempre transmitir algo religioso, mas você tem que considerar que, historicamente, a dança deriva da religião. Seu papel inicial era espiritual e sagrado, e não simplesmente decorativo, como Maurice Bejart afirmou corretamente.

Quando as pessoas assistem Michael Jackson em reverência, um milagre acontece. Eles experimentam um momento em que a dança lhes oferece algo emocionante e incomparável. Praticamente todo mundo que considera seriamente a dança de Michael certamente irá notar uma certa qualidade única e misteriosa nesse artista que torna a sua arte inimitável.

Milhares de pessoas já aprenderam muitos dos movimentos e passos característicos de Michael, mas ninguém pode realizá-los exatamente da maneira que ele o faz. É por isso que todas as tentativas de imitá-lo [mesmo por dançarinos profissionais] estão fadadas ao fracasso: qualquer imitador de Jackson é um substituto, aos olhos dos fãs ardorosos de Jackson.

Para mim, as legiões de imitadores de Michael Jackson, imitando seus passos de dança, são pura profanação. Sua presença corporal e expressão emocional no palco não podem ser copiadas. Ele é reconhecido pela nuance mais ínfima, para não mencionar a sua energia inimitável.

Mesmo se um dançarino puder executar brilhantemente os mesmos elementos de dança, é impossível copiar a mão de Michael. A esse respeito, esses imitadores que usam o estilo de Jackson simplesmente como base para suas próprias variações e improvisações têm uma vantagem.

Sua dança sempre parece mais interessante, viva e hábil do que uma tentativa de replicar precisamente os seus movimentos, o que é praticamente impossível na dança. Jackson não pode ser repetido, copiado ou imitado - assim como todo o dançarino famoso não pode ser duplicado.

Então, o que torna Michael único? Por que há disputas em curso, por exemplo, sobre sua dança conter tantos movimentos sexuais, ainda que nunca o fizessem parecer vulgar - uma vulgaridade que pode ser vista em tantos outros artistas? Por que suas contribuições para a arte da dança são consideradas tão valiosas a ponto desta estrela pop poder ser colocada ao lado dos grandes mestres do balé ou da dança folclórica?

Primeiro de tudo, gostaria de dizer que as funções do corpo e motoras de cada bailarino são únicas. Existem algumas características comuns, mas existem muitas especificidades que não podem sequer ser analisadas, assim como é impossível analisar cada "molécula de dança" em um corpo humano vivo.

Esses detalhes minuciosos e indicações tornam a forma de executar de cada pessoa sua própria. Alguns demonstram menos individualidade, enquanto outros a transmitem a partir de seus primeiros passos em todo o palco. Essa é uma razão pela qual um imitador jamais poderá copiar ou substituir um dançarino brilhante como Michael e parecer convincente para aqueles que estão bem familiarizados com o estilo de Michael.

Não é apenas uma questão de sua singularidade pessoal; é uma questão da singularidade de cada ser humano. A ciência tem inventado a clonagem, mas nem mesmo um clone pode ser uma cópia perfeita do original, como gêmeos idênticos não são a mesma pessoa.

Então, não há nenhuma maneira de uma pessoa existente poder se tornar um clone de outra pessoa. Diferenças iriam surgir em algum momento, mesmo que o imitador estivesse espiritualmente próximo do performer inicial. Copiar perfeitamente as peculiaridades individuais dentro de uma dança para criar a ilusão de uma igualdade é um empreendimento utópico.

Aqui vou parar de falar sobre a singularidade dentro da natureza e me voltar para o meu tema principal, o que eu acho mais interessante: a singularidade artística.

Permita-me voltar para o início da conversa e eu digo que, como todo o dançarino verdadeiramente brilhante, Michael se destaca pela sua essência espiritual e abordagem espiritual para dançar. Sua dança reflete o componente muito religioso mencionado anteriormente - não no sentido de expressar qualquer doutrina religiosa ou crença, mas no sentido de sua abordagem espiritual e emocional.

Primeiro, Michael não é apenas um performer. Ele é o criador de sua dança. Ele não faz algo que ele simplesmente aprendeu imitando um coreógrafo. Mesmo quando sua dança é cuidadosamente coreografada, ele continua a ser o criador: sua dança vem de dentro, não de outras pessoas, independentemente de quem tenha colaborado durante a preparação.

Lotes de coreógrafos e bailarinos participaram de seus projetos, mas a equipe de dança e Michael são completamente diferentes, apesar de seus dançarinos terem sido sempre excelentes profissionais. Ainda assim, ele invariavelmente se destaca, tanto através da sua maneira de dançar como pelo seu sentimento interior da dança.

Ele dança no fluxo da livre criação. Deve-se notar que mesmo os movimentos que ele executa no palco e outra vez não se repetem mecanicamente como um disco quebrado. Não, ele pode continuar qualquer de suas danças pela improvisação livre a qualquer momento. E nunca sai da sincronia com o seu estilo pessoal; em vez disso, ele abre novas facetas de seu criador interior insondável.
  
 Man In The Mirror

Isto é o que um imitador não pode fazer. Somente o criador da dança pode atualizar e renovar sua dança naturalmente e improvisar livremente, e ainda ser ele mesmo. Ninguém mais pode mergulhar em seu sacramento. Esse é o seu domínio pessoal, assim como cada pessoa tem o seu próprio corpo e seu próprio lugar na Terra.

Michael Jackson se destaca entre todos os artistas de palco de sua geração e aqueles que se seguiram. Costuma-se dizer que muitos artistas pop se espelham em Michael, porque ele criou um padrão. Ainda assim, muitos parecem se espelhar de forma errônea.

Michael foi notável por sua crença absoluta no que ele estava fazendo. Ele sempre teve um talento sincero e espumante, enquanto artistas pop contemporâneos principalmente se parecem com bonecos de corda muito bem desenhados e artistas não carismáticos.

Eu não sei por que isso acontece, mas eu suspeito que o problema não esteja na falta de talento, mas no fato de que a fase pop tem uma vez por todas levado para a fabricação de um glamour ideal. Na maior parte, essas novas "estrelas" criam uma impressão de 'bonecas Barbie': todos eles muito ''bonitinhos'', todos eles capazes, mas com falta de energia... Nada emocionante está acontecendo.

Não há nada que possa nos chocar ou surpreender mais - todas as revoluções são passadas. Esse é o sentimento geral. Sinceramente, é triste ver que eles são privados de um verdadeiro processo criativo, vivo, e conscientemente fazem um produto de si mesmos. Um produto e não um criador, mesmo que pequeno.

É estranho que a indústria mantém a ditar esse tipo de gosto e seleciona esse tipo de material para a sua fábrica de estrelas. Mas, afinal de contas, um gênio é apenas um gênio, e é raro.

O segundo, e talvez o fator mais interessante, é que fundamentalmente Michael Jackson não é uma figura pop. Sim, ele trabalhou no âmbito da cultura de massa popular, mas ele não pertencia à pop art, com base em sua mentalidade. Eu até mesmo diria que essa foi a sua tragédia, da qual ele não era culpado, é claro.

O quadro da cultura pop, por um lado, lhe permitiu quebrar todos os recordes de vendas possíveis e chegar a milhões de pessoas com ideias simples e inspiradoras. Por outro lado, o seu talento foi confinado a esse quadro, para que, no final, certas facetas de sua arte não fossem totalmente manifestas e passassem despercebidas pelo público em geral.

A imagem de um cantor pop impediu algumas pessoas de levá-lo a sério. Isso foi infeliz e eu vou dizer mais uma vez: não foi culpa dele. A culpa recai sobre a estreiteza da sociedade. Sua figura tinha muitas contradições para que as pessoas pudessem percebê-lo adequadamente. Ele combinou traços de tipos convencionais antípodas enraizados na mitologia popular, e isso eventualmente trouxe duras provas e um fim trágico em cima dele.

Em conclusão, eu vou dizer o óbvio: sendo um gênio, Michael não era para estar em conformidade com todas as normas. Como Niccolo Paganini disse, "O talento não é amado, e a genialidade é odiada." De certa forma, a vida de Paganini e Jackson teve muitos paralelos.


O Xamã do Grande Palco

Quando Michael Jackson subia ao palco, ele dançava em êxtase. E é óbvio para o espectador. Todos os melhores bailarinos e músicos entram em um estado de espírito peculiar quando eles criam. A arte em sua forma mais elevada é impossível sem a capacidade de trabalhar com o subconsciente, e sem o uso de estados alterados de consciência e intuição. Sem isso, não é arte, mas simplesmente ofício barato.

Vamos voltar para a ideia da religiosidade da dança. O primeiro bailarino profissional na Terra era um xamã e um padre. Ele foi o pioneiro de muitas outras artes, também. A dança nasceu da comunicação entre um ser humano e as forças supremas e os espíritos de nossos antepassados.

Em essência, a dança é uma forma de meditação, mas não passiva - é ativa. As batidas rítmicas de pandeiros ou tambores ajudaram desde cedo o xamã a entrar em transe, e ajudaram com que coparticipantes do ritual mergulhassem no mesmo transe, em algum grau.

A música foi construída sobre uma base rítmica clara, porque mantinha os ouvintes sob encantamento. Com o desenvolvimento da civilização, essas bases foram se desenvolvendo em novas formas, mas não perdeu seu significado inicial.

O mesmo pode ser observado na clássica dança do templo indiano, onde o comportamento do dançarino está mais calmo em comparação com a do xamã e os movimentos são completamente aprendidos e executados com precisão, mas a base rítmica e a natureza meditativa da dança permanecem as mesmas. É importante notar que na mitologia indiana, os próprios deuses eram dançarinos. Portanto, a dança tinha um papel altamente espiritual.

Na Europa cristã, a situação era diferente. É verdade que muitos costumes pagãos foram integrados à cultura cristã. O calendário cristão das festas e rituais tem raízes históricas no paganismo e nos tempos antigos - símbolos, atributos e tradições foram simplesmente interpretados e apresentados de uma nova maneira.

Foi assim que o novo mundo procurou compromisso com o velho mundo. Ainda assim, a cultura cristã rejeitou a dança e a excluiu da igreja, designando a ela como uma espécie de arte decorativa e referente à carne - o tipo que Bejart menciona em seu livro.

Naqueles tempos, a dança era conhecida por ter influências culturais africanas e indianas, e estava fora de questão a dança ser aceita pela igreja. A dança teve uma certa influência espiritual, mas se limitou a um quadro secular.

Como eu disse no início, eu vejo a dança e a música como faíscas da Energia Divina que rege o Universo. O ritmo é algo possuído por todos nós: está na batida de nossos corações. Se o batimento cardíaco é arrítmico, é geralmente um sinal de uma doença grave. O ritmo musical nos ajuda a sentir a harmonia do Universo e nos faz sentir melhor. Vários ritmos criam atmosferas diferentes, mas cada ritmo em si reflete nossa natureza.

As manifestações por excelência do ritmo de vida biológica dos seres humanos são o sexo e gravidez. Espero que eu não precise explicar sobre o primeiro, mas o segundo é notável porque é o nosso estado pré-natal que nos ensina sobre síncope, um dos mais marcantes e hipnotizantes fenômenos rítmicos.

Sincopatia ocorre como resultado de dois corações batendo em um ritmo diferente - o da mãe de forma mais lenta do que o da criança. É por isso que o ritmo sincopado tem tal efeito pacificador sobre nós. Nós o ouvimos desde o momento em que fomos concebidos dentro útero de nossa mãe.

É fácil ver como os efeitos das técnicas de xamã e dança no templo transitam em performances populares modernas. Eles têm os mesmos elementos básicos: um ritmo animado, uma audiência em frenesi e, mais uma vez, o personagem principal no centro é um dançarino em êxtase.

Michael Jackson acrescentou mais um componente importante: a mensagem espiritual. O êxtase de seu desempenho é mais marcante durante músicas como Man in the Mirror, onde o objetivo é incentivar as pessoas a descobrirem a sua própria força interior para uma mudança positiva.

Mesmo que aquele não seja um rito de uma igreja ou de um culto, o quadro permanece o mesmo: o mais poderoso respingo emocional visa mudar a sua consciência e estado de espírito, bem como a realidade circundante.

Tal crença absoluta no poder da arte para mudar a consciência, e essa devoção completa para a execução de sua arte pode fazer milagres com milhares de pessoas. Isto é o que define Michael além de outros artistas de dança.

É também notável que, em sua arte, Michael tenta integrar a dança e o cristianismo, e ele consegue isso, com base na cultura dos afro-americanos. Por exemplo, sua canção Will You Be There é uma oração, acompanhada de um coral gospel.

Um coral gospel sempre se move durante as performances, mas Michael foi ainda mais longe em seu show e acrescentou um corpo de baile e um anjo alado descendo ao palco a partir de cima [Nota do BLOG: na realidade, trata-se da representação da Deusa egípcia ISIS, com as asas ao longo dos braços. É o mesmo arquétipo de Maria de Nazareth para os cristãos]. Esse é um mistério da igreja traduzido para a língua do espetáculo, a linguagem do palco.


Ao contrário de Man in the Mirror, onde a profunda emoção é demonstrada por um respingo frenético de energia, aqui vemos um endereço reverente e choroso a Deus - um puro êxtase religioso. 

  
[Nota do BLOG: em Will You Be There, Michael executa três voltas da dança sagrada “Derwiche” (1:57 e 2:02),  que consiste em girar no sentido horário com os braços abertos (muito usada na Turquia, Índia, Egito  e Tibet)].

Assim, a arte de Michael mistura traços de xamanismo com manifestações diretas de humildade cristã. Ele combinou vários mundos dentro de si mesmo, e é difícil dizer a qual dos mundos ele pertencia a mais. Sua arte é secular, religiosa e social, ao mesmo tempo.

A única coisa que eu tenho certeza é de que seus talentos tinham uma natureza antiga que eu poderia chamar de ''O Dom de um Xamã''. Ou chamá-lo de ''o dom de um mágico'', se você preferir.

Michael tinha todos esses talentos, não por acaso. Ele herdou esses recursos a partir da cultura africana, e havia sangue de índio americano nele, também. Sendo verdadeira a história de seu pai, um dos antepassados de Michael foi um curandeiro índio americano e xamã, que era frequentemente lembrado nas histórias dos avós da família Jackson e bisavós.

E mesmo se você não acreditar na história emocionante sobre a sua ancestralidade xamã, ainda assim, não é surpreendente que Michael tenha sido um verdadeiro xamã dançando no palco. O sangue dos afro-americanos e índios americanos compartilharam as mesmas raízes antigas: o ritmo e a espiritualidade da dança foram fundamentais para a cultura de ambos.


O xamanismo em "Black or White" 

Cem anos atrás, qualquer índio americano poderia ser chamado de um místico e um curandeiro, porque era uma parte integrante da sua vida quotidiana e espiritual.

Michael era um homem de enorme potencial espiritual, o qual ele usou na medida do possível. Muitas de suas próprias histórias sobre si mesmo, bem como observações de pessoas que o conheceram dizem sobre isso.

A energia que se derramava a partir dele e o brilho de seus olhos são um claro sinal de um homem que possui grande poder espiritual. Ele deixava uma impressão duradoura sobre as pessoas e as fazia sentir como se estivessem olhando para um anjo que caiu na Terra; embora, na realidade, ele fosse um ser humano de carne e osso, com muitos aspectos conflitantes para a sua personalidade.

Sem dúvida, suas inúmeras atividades humanitárias e extenso altruísmo solidificou sua reputação como um anjo, mas era a sua incrível energia que o fazia parecer um milagre sobrenatural para as pessoas.

Alguns ainda estão surpresos que um mero cantor pop tenha sido declarado o maior artista do nosso tempo. Posso dizer que ele, mais do que ninguém, é digno desse título, para o verdadeiro papel de um artista que é o de passar o êxtase divino para as pessoas, a fim de mudar o seu estado de espírito, para surpreendê-los com seu próprio exemplo, e tocar muitos corações por encontrar formas artísticas dramáticas, a fim de alcançar todos os itens acima.

Não é a voz ou o domínio técnico que torna um artista um milagre, nem por seguir os cânones do bom gosto ou pertencentes a um gênero exaltado. Não, o milagre acontece onde há carisma e uma performance habilmente projetada, tendo a carga máxima de energia espiritual.

Um verdadeiro artista combina talento natural, personalidade marcante, paixão, criatividade e dedicação. Nenhum artista foi capaz de incorporar tudo isso com a mesma intensidade como Michael Jackson, com sua distinta originalidade.

Poderíamos discutir sobre o mérito artístico de suas canções ou técnica, mas tanta crítica não iria refletir a importância da sua personalidade na história da arte: a sua individualidade, a imagem aperfeiçoada e memorável que ele criou, e seu carisma criativo e humano se manifestam no amor excepcional de seus inúmeros fãs.

Nem mesmo os escândalos e o frenesi da mídia de massa afastaram milhares de pessoas para longe desse milagre. E não é o caso de um fanatismo impensado e abstrato trabalhando aqui. Pelo contrário, esse homem se entregou totalmente ao palco e às pessoas, trabalhando até que ele não pudesse mais trabalhar e distribuir sua energia. Sua devoção deu origem à mesma devoção em troca.

Devemos entender que a publicidade e promoção não desempenham qualquer papel nesse processo. A publicidade só funciona até que você permaneça em contato com o público. Quanto tempo você duraria se você não fosse capaz de qualquer coisa? Daí a fila interminável de bandas de curta duração e estrelas que brilham apenas no papel de cartazes.

Michael tinha a habilidade de chamar a atenção de multidões, e ele tinha essa habilidade mesmo em sua infância, quando não havia publicidade. E é uma coisa completamente diferente quando você pode não apenas chamar a atenção, mas conquistar o amor de milhões de telespectadores em todo o mundo - e não apenas o amor de adolescentes, mas a devoção de uma vida inteira de pessoas de qualquer idade e geração.

O Lado Escuro da Lua 

Quando se fala de xamanismo na arte - especialmente na arte da dança - não se pode esquecer o lado escuro do assunto, o que lhe dá mais uma faceta e uma nova profundidade.

Eu gostaria de dar um exemplo de uma cultura diferente. Na cultura popular da Espanha, especificamente na arte do flamenco, há uma crença que ainda é levada muito a sério - a lenda do Duende. Essa noção é complicada e muito importante para essa forma de arte, mas eu vou dar apenas uma breve descrição.

Segundo a lenda, há um espírito, o Duende, que desce sobre o artista e entra seu corpo enquanto canta ou dança. É difícil chamar o Duende de um bom espírito. Um sinal da presença do Duende são emoções que expressam paixão fervorosa, mesmo dor e raiva.

O flamenco nasceu de uma mistura de muitas culturas, incluindo cigana, árabe, bem como africana - uma cultura tão antiga que não é surpreendente encontrar o xamanismo entranhado na sua arte. Assim, a dançarina de flamenco permite que o espírito entre - que é como ele percebe a autoexpressão. Se nós acreditamos na existência real do Duende ou não, o significado da lenda é instrutivo.

Uma certa força entra na dançarina vindo do lado de fora, assim como rituais xamãs frequentemente falavam da entrada de um espírito maligno capaz de trazer doenças e causar danos a uma pessoa. O objetivo do xamã era chegar a um acordo com o espírito, aplacar, combater e vencer os seus efeitos maléficos e, finalmente, alcançar a catarse e a renovação espiritual.

A dançarina de flamenco Mayte Beltrán executa Smooth Criminal acompanhada pelo guitarrista Guillermo Fernández.

A herança dessas crenças no palco estipula que o poder que, de repente, entra nas dançarinas de flamenco pode torturá-las, fazê-las sofrer ou chorar, mas elas ainda lutam contra. A dançarina não é uma figura passiva em relação ao espírito selvagem.

Em vez disso, a dançarina interage com ele, derramando todas as emoções acumuladas e alcança a catarse, abrindo a si mesmo. Na demonstração de dilacerante raiva, a dançarina derrama a dor que a faz sofrer, a combate, e seu objetivo final é positivo, embora a estrada em direção a ela possa ser assustadora e até mesmo cruel, às vezes.

Nesse contexto, é interessante considerar a África negra e a América, onde a dança frenética com vista a atingir metas espirituais supremas desempenhou um papel igualmente importante. A primeira coisa que me vem à mente é Xangô, uma peça de dança encenada pela coreógrafa afro-americana Katherine Dunham, onde vemos uma dança ritual com o sacrifício de uma galinha e um exemplo do tipo de dança extática generalizada na cultura popular e cultos negros.

Claro, era apenas uma versão de palco, mas ilustra a espiritualidade das formas tradicionais antigas de dança. Katherine Dunham fez uma pesquisa antropológica ao criar essas obras de palco. A paixão e frenesi da dança ritual ilustram a origem de manifestações expressivas de emoção comum para a cultura negra moderna.

Depois de tudo isso estava uma parte de uma visão de mundo místico. A dança não era um meio de demonstrar um corpo bonito, habilidades ou sexualidade; era a comunicação com o mundo dos espíritos misteriosos que diretamente participaram na vida dos seres humanos.

Suas manifestações emocionais na dança eram tão intensas porque as pessoas dançavam e não apenas para si, mas para se comunicar com o além. Nem sempre é compreensível para uma pessoa moderna, mas é uma parte orgânica da essência espiritual da dança como parte do folclore. Falando do lado escuro, agora vou me voltar para os motivos análogos e temas na arte de Michael.

Eu vi Black or White pela primeira vez em sua versão completa no início de 1990, quando o vídeo tinha acabado de ser lançado. Eu não estava realmente interessada em Michael Jackson, na época. Eu era muito jovem e longe da cultura de massa. Meus ídolos eram representantes dos "altos" gêneros de dança: grandes artistas de balé, flamenco e outras tradições clássicas.

No entanto, na segunda parte de Black or White, comumente chamada de ''dança da pantera'', me chocou. Eu ainda acredito que é uma das melhores danças de Michael - uma torrente de pura paixão agressiva, mesmo que jogada para a câmera de propósito.

A dança da Pantera [Black or White]

É o tipo de dança improvisada que remonta à fonte original da dança. É um caso absolutamente original na cultura pop contemporânea de dança verdadeira, apaixonada e espiritual - ela não pode ser vista em qualquer outro lugar nesse domínio.

Na maioria dos casos tudo o que vemos é ginástica ou aqueles balanços vulgares, enquanto os passos elegantes de dançarinos, como Fred Astaire, tornaram-se uma coisa do passado. O êxtase puro e real está praticamente ausente do palco pop.

Depois de ver o vídeo, eu queria dizer: "Bravo, Michael!", ainda que eu não fosse sua fã, na época. Em apenas alguns minutos, esse homem, a única pessoa na esfera pop que possuía essa sinceridade primordial, fez algo de vital importância que não tinha sido feito por qualquer artista de palco com fama internacional.

Ele colocou a improvisação em êxtase no centro das atenções, colocou-a no vídeo que aparentemente não tinha relação com ele e foi construído em temas positivos, tais como brincadeiras de menino e nações se unindo.

O contraste era impressionante e até mesmo selvagem, incompreensível para o espectador comum, causando grande polêmica e até mesmo hostilidade. Talvez um contraste tão grande e o cenário contraditório do curta-metragem foram criados por Michael intuitivamente. Talvez ele esperasse que seu fluxo de consciência mais uma vez chocasse o público.

Se você olhar para a história da cultura dos jovens ao longo dos últimos 40 anos, não há nada de novo no comportamento de Michael nessa dança: objetos foram quebrados no palco e movimentos sexuais ousados foram realizados muito antes dele.

Na verdade, muitos músicos de rock rotineiramente quebraram suas guitarras ou mesmo colocam fogo nelas, no final de seus shows. Então Michael quebrar o vidro de um carro abandonado não era nada, comparado com o que os músicos de rock vinham fazendo antes desse vídeo aparecer. Ainda assim, nenhum deles nunca dançou... [Nota do Blog: perceba-se aí que o que Michael quebrou foram os símbolos do Nazismo (suástica invertida), da Kun Kux Klan (KKK), do Royal Hotel: todos relacionados à Elite Global que escraviza a humanidade e assola o planeta. Esse é o verdadeiro motivo pelo qual o vídeo foi tão combatido, principalmente pela imprensa]. 

Eu gostaria também de salientar que não há nada de novo na coreografia. Michael simplesmente produziu um mix de seu repertório habitual, começando com elementos do clássico sapateado e terminando com suas famosas ondas e segurando a virilha.

É o que normalmente acontece em qualquer improvisação: um fluxo de movimentos habituais e, em seguida, um par de flashes de inspiração quando o corpo faz alguma coisa nova que você percebe apenas ao assistir a gravação depois.

Remova o clima do vídeo e você é deixado com um conjunto de movimentos do corpo bobos, metade dos quais concentram sua atenção na região da virilha. Muitas pessoas ainda o veem dessa forma. Eles são mais atraídos para o fato de que Michael vira uma lata de lixo e fecha o zíper. "O que é isso??" uma avó mediana pergunta enquanto assiste o vídeo na TV com sua neta...

Sendo eu mesma bastante conservadora, no entanto, observei uma clara diferença entre a ''atividade na virilha" de Michael e as manifestações vulgares costumeiras da cultura moderna. O conteúdo é diferente. Para ele, é tanto o comportamento ousado e um eco de suas raízes africanas.

Eu acho que ele amava provocar o público [Eu adoraria, certamente, se eu estivesse no seu lugar], mas tudo isso é mais neutro do que as pessoas pensam. O significado tem de ser buscado na natureza da dança africana. Voltarei a esse tema um pouco mais tarde.

Por agora, vamos voltar para a estrutura do curta-metragem Black or White. O próprio nome sugere algumas interpretações. Por um lado, Black or White aborda claramente aspectos exteriores, as diferenças raciais. Esse é o sentido na superfície e a história que a música conta. Mas eu sempre gostei de considerá-la a partir de outro ponto de vista, bem como - o "preto" e o "branco" de uma alma humana.

A primeira parte, o lado "respeitável" é branco. A segunda é preta, evocando escuridão e uma pantera negra. Muitas vezes temos medo do nosso lado escuro e o reprimimos, o escondemos profundamente, na esperança de sermos pessoas melhores. Mas superar o nosso lado escuro é impossível sem primeiro reconhecer sua existência e trabalhar ativamente para compreender a sua natureza. Em outras palavras, precisamos de um diálogo construtivo com o espírito mau... O Duende das sortes.

Se Michael percebeu ou não, naquela dança ele lançou algo que ele tinha acumulado em si mesmo. Essa foi a emancipação completa. E não importava se era digno de fazer ou não - o importante era derramar a energia da libertação.

Essa é a luta que a dançarina espanhola enfrenta quando possuída pelo Duende. Você nunca pensa em decência ou a falta de beleza em tal momento. Você tem que ser extremamente aberto e violento na sua paixão e dor.

Embora eu conheça a pantera negra como um símbolo importante no movimento dos direitos civis americanos, ela também tem um significado antigo, uma conexão mística a um espírito violento e primitivo do animal. Eu diria mesmo que carrega o eco do totemismo.

Ao mesmo tempo, representa a abertura e lançamento do esconderijo dos ''demônios internos'' em todos nós, deixando sua pantera sair. É um simbolismo tão antigo quanto o próprio mundo, e é por isso que ele funciona.

Michael geralmente fazia referência a um monte de imagens arquetípicas em sua arte, o que a tornava extremamente rica e fascinante - ao contrário de muitas das imagens pop doces-doentias da fase moderna. Ele incluiu o seu amor indescritível e misterioso pela Lua, a qual emprestou seu nome para sua especialidade coreográfica, o moonwalk. Por pura intuição.

Sabemos que muitos poetas e artistas foram inspirados pela Lua: ela foi glorificada em canções de amor e evocou segredos assustadores da noite. Mais uma vez, tudo isso vai fundo no folclore e em nossa natureza. Eu não quero me deter agora sobre as lendas da lua, mitos e cultos, o que teve uma profunda influência sobre a arte em todo o mundo.

Esse assunto é muito importante no folclore espanhol e minha visão de mundo pessoal, então, se eu me deter nesse assunto, corro o risco de me deixar levar. Eu só quero dizer que você não pode dançar sem ''a Lua'' - se você dança intuitivamente, passando pelo sentimento, é sobre isso. Como Michael costumava dizer, quando você dança, você não pensa - você se sente.

A Dança Agressiva

Agora vamos falar sobre a sexualidade percebida de movimentos de Michael - um assunto que eu prometi aflorar anteriormente. Você sabe, sexualidade, agressividade e paixão têm muito em comum. Isso pode ser dito a respeito de muitas danças folclóricas que incluem emotividade e paixão.

Qualquer manifestação de um ser humano na dança, quando a pessoa se sente livre e emocional, pode ser entendida como uma manifestação da sexualidade, porque a fronteira entre emoções e instinto básico é bastante tênue. Ainda assim, isso não significa que não há nenhum limite em tudo.

Fred Astaire disse certa vez a Michael, "Você é um dançarino raivoso", e essa declaração é precisa. Isso não significa uma raiva negativa, mas é sobre a paixão - a paixão do desempenho - algo frenético e diabolicamente atraente.

O humor da dançarina influencia fortemente o que o corpo faz. Você tem que saber como derramar seus sentimentos e energia em movimento. Só então a dança será a dança. Sem ela, é apenas exercícios de relaxamento. E se os sentimentos são meramente retratados através de expressões faciais e não verdadeiramente sentidos, ela se tornará grotesca.

Devemos lembrar que, na arte, a espiritualidade é primária e a técnica, secundária. Com os esportes é diferente - nos esportes, a técnica é primária - mas a dança não é um esporte.

Michael Jackson tinha o que é preciso em termos de dom artístico. Todo o seu ser participava, incluindo o seu subconsciente, produzindo essa união perfeita de Plástica e Música. Infelizmente, isso não é algo que se possa aprender. Esse é um talento natural.

De outro modo, Michael não era o bailarino mais tecnicamente proficiente no mundo. Ele nunca realizou saltos com splits, nunca bateu cinquenta passos por segundo e nunca fez 32 fouettés em uma fileira, embora, às vezes, ele tenha feito coisas incríveis para um corpo humano. Sem dúvida, há muitos dançarinos contemporâneos, especialmente os mais jovens, que fazem o que Michael nunca poderia ter feito.

Mas, mesmo assim, nós o chamamos de grande, e esses outros dançarinos são apenas comuns para nós. Por que isso acontece?

Eu vou dizer outra vez: a razão é o dom artístico, a energia, a magia xamânica e o carisma. A grandeza no palco não começa quando o dançarino pode fazer uma cambalhota voando três metros acima do palco. Isso é acrobacia circense.

A técnica é apenas um meio utilizado pela arte da dança. O talento nessa forma de arte não se origina da técnica, mas a partir da capacidade de falar e pintar com o seu corpo, para expressar nuances e encontrar um estilo individual de seu movimento do corpo.

Um artista alcança grandeza completa na dança, se ele pode transformar um pequeno gesto em um pequeno espetáculo, um ato sagrado. Michael Jackson sabia como fazê-lo. É por isso que ele era um gênio.

Eu me lembro como me abalou quando eu ouvi as pessoas falarem sobre sua fama excessiva. Eles argumentaram, por exemplo, que o moonwalk nem sequer foi criado pelo próprio Michael, mas interpretado por Marcel Marceau.

Bem, se nós cavarmos a história, descobriremos que esse movimento já existia muito antes de Marceau. Além disso, sendo um dançarino, posso dizer que o moonwalk é apenas um fetiche em um estilo de dança individual - a dança de Michael Jackson.

Há um truque interessante na coreografia, usado por muitos, que envolve encontrar um movimento memorável original e apresentá-lo no ponto culminante de uma performance. Esse movimento tem que ser único ou engraçado, mas não tem de ser tecnicamente complexo. Para encontrar um tal movimento pode ser um mérito em si - porque não é fácil.

Esse é o caso do moonwalk: é um movimento bastante simples que pode ser aprendido por qualquer pessoa que possa mais ou menos controlar o seu corpo. Não me refiro às versões avançadas, como o slide lateral ou o moonwalk circular - aquelas são mais difíceis.

Mas o moonwalk clássico [ou seja, andando para trás] pode ser realizado até mesmo por um amador. Sim, é incomum, e você tem que entender o princípio do movimento a ser repetido. Mas isso é tudo o que é preciso.

A dança de Michael demonstra uma plástica muito mais séria e técnica que, em comparação com ela, o moonwalk é apenas pouca coisa. Olhe para a forma como ele controla seu corpo, sua coordenação, seu senso de ritmo! E seus spins! Eles são simplesmente incríveis! Isso é algo que somente um profissional muito talentoso pode fazer.

Spin

Moonwalk

Quando os jornalistas falam sobre a dança de Michael, eles costumam citar o moonwalk como sua conquista especial na técnica de dança. O moonwalk pode ser um acontecimento histórico; no entanto, não é a sua principal contribuição para a arte da dança.

Suas contribuições vão muito além disso. Elas não estão apenas em elementos específicos de dança, mas em primeiro lugar, em seu estilo de destaque, sua linguagem corporal rica e expressiva e sua abordagem única para a dança.

Há uma infinidade de passos de dança e técnicas no mundo e novos vão continuar a aparecer indefinidamente. O céu é o limite. Ainda assim, a História recorda aqueles dançarinos que puderam criar algo especial no palco e que faria as pessoas perderem a cabeça, amarem, chorarem, se alegrarem e terem empatia com o dançarino. Esse é o elemento mais importante do trabalho de um artista.

Se você pode definir uma faísca e acender um fogo em seu próprio coração e os corações dos espectadores, então você é um mestre. Todas as etapas e técnicas simplesmente servirão como um instrumento para criar esse efeito.

É a sua combinação harmônica em um único organismo que é importante, assim como a música é composta de sete notas de várias oitavas. Algumas músicas podem se mover e surpreendê-lo, enquanto outras músicas simplesmente não funcionam. O mesmo é verdadeiro para a dança.

Vamos voltar às raízes da dança de Michael, mais uma vez. Quando as pessoas falam de sua dança, muitas vezes lembram o lendário Fred Astaire e suas peças de dança. Aqui podemos ver muito do que Michael "herdou" - esse estilo todo gangster com os sapatos e chapéu, os figurinos, os efeitos de cor e iluminação, bem como a utilização direta de elementos dos passos de dança.

Mas o mais incrível é que ele pegou emprestado um estilo externo [como motivos dos clássicos pop] e o misturou com a sua espontânea paixão africana - e não tanto na maneira como os passos de dança são realizados pelos dançarinos negros, mas na improvisada e apaixonada natureza das danças folclóricas da África e da bacia do Caribe.

Esse é o lugar onde a alegria, o brilho do palco, a elegância de repente se transformam em uma espontânea dança xamã ao som de tambores. Observe como Michael parece extremamente à vontade e orgânico no meio da multidão de bateristas brasileiros em seu curta-metragem They Don’t Care About Us. Eles têm uma natureza comum.


Pelourinho - Salvador/Bahia

Na verdade, Michael parece um dândi no palco, com seus sapatos de verniz. É apenas um espetáculo teatral que ele coloca para criar um certo efeito. Ele não aparenta como um gangster, mas usa sapatos pretos e meias brancas; uma camisa que ele iria rasgar de cima para baixo a qualquer momento e o elegante fedora guarda o cabelo despenteado que não tem nada em comum com a brilhantina de dançarinos bem cuidada do passado.

Ele precisa do visual só para aparecer nos holofotes. O foco é uma ferramenta teatral tão antiga quanto o mundo, todos nós o usamos - e Michael não foi o primeiro a criá-lo. Ele o pegou emprestado dos clássicos. A luz e sombra de iluminação de alto contraste, acentuando uma luva branca ou a fita branca na ponta dos dedos - e você tem o primeiro acorde intrigante de mistério.

Um cavaleiro vestido de preto, saindo da escuridão, um arquétipo tão sedutor para as mulheres desde os tempos de comédias de capa e espada. Uma mulher não pode ver o rosto dele, mas já sonha com ele como seu amante secreto romântico a visitá-la na calada da noite, escalando a sua janela. Daí o chapéu puxado para baixo fazendo a sombra de seus olhos.

As partes mais eloquentes do corpo enquanto se dança são as mãos e os pés. Especialmente as mãos. As mãos são a terceira ferramenta depois de palavras e expressões faciais para nos ajudar a expressar nossos pensamentos e sentimentos. Elas fazem gestos; Elas falam; Elas podem até mesmo cantar.

Eu costumo dizer isso aos meus alunos - para ser verdadeiramente expressivo ao dançar, as mãos têm que manter o impulso que sai de você, seu olhar e seus sentimentos. A palma da mão e dedos são a fonte de derramamento de energia. Elas têm que ser visíveis. As mãos são o instrumento mais delicado em movimento.

Michael aumentou o efeito visual com a ajuda da fita branca e uma luva. Elas agiam como bolas de fogo de energia cintilando contra a escuridão da imagem misteriosa. O mesmo aconteceu com as meias brancas - elas acentuavam seus pés.

E toda essa magia elegante do cavaleiro em preto, de repente, se abria no êxtase africano selvagem escondido sob as cobertas dos adereços teatrais. Os movimentos dos passos de dança se transformavam em um arqueamento sexy do corpo, a famosa e ousada pegada na virilha e o louco rasgar da camisa.

Isso funciona melhor do que o striptease. É sedução ao nível das associações subconscientes e emoções, ao nível da beleza e não da fisiologia. Isto é como Michael conseguia a atenção até mesmo das mulheres mais exigentes e jovens senhoras que não se identificam com demonstrações grosseiras de masculinidade.

Será que Michael percebia o que ele estava fazendo? Eu acho que sim - intuitivamente - e ele percebeu também que ele estava chamando muita atenção - mas ele nunca pensou muito sobre isso. E isso permitiu que ele dançasse naturalmente, castamente e ingenuamente, como um homem selvagem. Seu corpo dançarino se tornou sedutor e desejável, enquanto sua alma permanecia repleta de energia pura. É a sensualidade em um nível mais elevado, onde o corpo está sujeito ao espírito.

Alguns poderão argumentar que Michael tinha curtas-metragens e peças de dança com referências diretas à sexualidade - ele dançava com as mulheres e se dirigia todos os aspectos das relações em sua dança. A arte de qualquer artista reflete vários lados da vida, incluindo o amor e a sexualidade, mas temos que entender que não é cada dança que está dedicada a esse assunto em questão, não importando os movimentos que se incorpora.

É sempre divertido ver como as pessoas assumem um contexto sexual nas danças onde não há nenhum. Temos que lembrar que a dança é uma arte ativamente desempenhada pelo corpo. O corpo pode, de forma espontânea e, às vezes, até inconscientemente - manifestar algo que um observador imparcial pode ver como sexual.

Você pode simplesmente deitar na praia e relaxar, mas alguém pode estar observando você e ter sentimentos sexuais. Esse é o problema do espectador e não a sua mensagem interior. Da mesma forma, um performer pode expressar uma mensagem diferente com a dança, que é percebida por um observador - ou não expressar nada.

Sexo pode não estar no topo da mente do artista. No caso de Michael, o sexo era principalmente secundário. Ele era muito religioso, tímido e espiritual para enfatizar essas coisas. Ele, assim como qualquer pessoa, definitivamente tinha sexualidade inconsciente, mas nunca a transformou em uma manifestação direta e sedução vulgar.

Tal ostentação, apropriada ou não, é exibida por quase todos os modernos artistas pop, de Madonna às bandas adolescentes. Eles apertam seus traseiros e transmitem uma mensagem distinta para afetar a plateia. Destacam-na mesmo nos números de dança que definitivamente não precisam dela. A maioria dos artistas pop está obcecada com seu apelo sexual: eles querem tanto ser desejados que, às vezes, eles não trazem nada no palco além do sexo, na sua forma mais rude, e que os priva de seu verdadeiro charme.

Michael nunca fez isso. Sua dança nunca continha essa ostentação provocativa e cortante. Ele tinha sensualidade natural e não obscenidade. Quando ele dançava, ele desligava todas as informações lógicas, verbais. Ele simplesmente dançava, como seus antepassados na África que caminhavam em torno quase nus e nunca consideravam a sua nudez como algo impróprio.

Eles eram sexies, eles queimavam com paixão, mas eles nunca conheciam a vulgaridade. Mesmo que Michael conscientemente costumasse mostrar técnicas em sua dança, ele ainda as transformava na sinceridade de uma criança e um xamã selvagem. Ele simplesmente dançava e contava com a dança em si, e não o pensamento de que sua dança estivesse despertando alguém. Esta é a diferença entre ele e muitos outros artistas pop.

As danças provenientes de raízes folclóricas antigas geralmente têm muitos movimentos com a natureza sensual e sexual. Por exemplo, se você assistir os ciganos espanhóis comuns dançarem em suas reuniões de família, você pode ver movimentos travessos e ousados em suas danças brincalhonas. No entanto, essas pessoas têm uma estrita ordem patriarcal em sua vida cotidiana, e as meninas são educadas em castidade, a qual é altamente valorizada em sua sociedade.

Se você olhar para as danças folclóricas latino-americanas ou afro-americanas, você também verá um monte de movimentos sensuais, incluindo o 'pegar na virilha'. E observe a maneira como os brasileiros remexem várias partes do corpo... Tudo isso é sexual. É um lembrete de que todas as danças folclóricas já foram atributos de cultos e celebrações pagãs. Mover de forma que sugerisse algo sexual tinha a intenção de louvar a fertilidade, a colheita e uma prole saudável.

O significado não era para despertar o espectador, mas para louvar e celebrar a vida, ou realizar um ritual religioso. A energia emanada pelas pessoas dançando em êxtase era para trazer bem-estar para sua tribo e refletir a sua união com forças supremas e com a natureza. A sexualidade de seus movimentos era uma ferramenta e não o objetivo final.

É por isso que em todas essas culturas tais movimentos parecem sensuais, naturais e de nenhuma forma obscenos. Tais movimentos são familiares para a população local - que já os conheciam ou os dançavam desde a infância e não lhes dão nenhuma importância especial para eles. Os bailarinos não cruzam uma linha. Eles simplesmente fazem o que é natural para eles.

Falando sobre a dança folclórica africana, olhe para a forma como essas meninas do Senegal dançam nas ruas de sua aldeia. É um passatempo comum na infância, assim como as americanas pulam corda nas calçadas em Indiana. Não há entrelinhas. No entanto, as meninas do Senegal costumam fazer rápidos impulsos rítmicos com seus quadris, às vezes, agarrando as saias entre as pernas.

Isso pode ser visto como impróprio nas culturas tradicionais europeias, mas a cultura africana não vê nenhum significado obsceno naqueles movimentos, por isso, naturalmente, eles são realizados sem uma sombra de vulgaridade.

Jola - dança tradicional no Senegal


Nós podemos ver movimentos semelhantes em danças executadas por profissionais - por exemplo, Chuck Davis African American Dance Ensemble, que executa danças tradicionais africanas e afro-americanas.

Claro, podemos notar as poses do corpo, a direção da mão e movimentos dos pés, e a forma como eles são realizados tão livremente. Muitos desses movimentos poderiam ser facilmente vulgarizados, se alguém quisesse lhes emprestar um grau de obscenidade.

Dance Black American Screener

Em suma, um movimento não se faz vulgar pela parte do corpo que executa o movimento, mas pela forma como é apresentada e percebida.

De volta aos meus dias de infância, cheguei à conclusão de que toda a música e dança da cultura popular moderna se originou a partir de África. Isso é bastante óbvio. No entanto, o filme Dance Black America, que eu assisti mais tarde, deixou uma forte impressão em mim.

Eu percebi que metade da nossa vida cotidiana está relacionada com a África. Esse filme é um material maravilhoso. Ele traça a história da dança negra a partir de raízes folclóricas antigas até a dança moderna.

Nós vemos passos de dança, várias peças de palco desde o início do século 20 e o Lindy Hop. Todas essas danças são a herança da África. E toda a cultura pop ocidental pega emprestado seus ritmos da África.

The Moon is Walking [do filme Moonwalker]

A coisa mais surpreendente é que os africanos mudaram completamente as noções europeias sobre como dançar. Onde estão as valsas e gavotas europeias agora? Restritas em seu pequeno nicho de alta cultura - em danças de salão e outra dança históricas esquecidas - para aqueles que desejam estudá-las.

Mas o princípio africano da livre circulação de todas as partes do corpo governa qualquer discoteca ou clube noturno. Mesmo as pessoas mais sem talento, que simplesmente embaralham seus pés à música enquanto agitam os braços no ar, ainda produzem o eco da estética africana do movimento.

Motivos Espanhóis

Porque eu tenho estudado e trabalhado com a dança e a cultura flamenca, por muitos anos, tenho sido indagada se eu acredito que essa cultura influenciou a arte de Michael de qualquer forma. Eu não vejo qualquer influência direta. Mas vejo pontos de conexão.

Como eu já disse muitas vezes antes, as tradições de danças folclóricas e música folclórica ao redor do mundo se originaram de forma semelhante e por razões semelhantes, e isso inclui flamenco e cultura afro-americana [incluindo jazz].

Ambas datam de etnias antigas e ambas têm influências africanas, embora em graus diferentes. E ambas as tradições têm as mesmas bases, como a improvisação, a plástica, o ritmo, a expressão de fortes emoções e um estado de êxtase da mente, muitas vezes, voltadas para crenças místicas do passado.

O flamenco e a cultura afro-americana também estão próximos, porque ambas as culturas foram preservadas durante séculos pelas populações que cantavam não somente sobre momentos alegres, mas também sobre os encargos da vida, solidão e morte.

Além disso, ambas as culturas têm conexões com o cristianismo, criando subgêneros interessantes dentro das festas de igreja e cantos. As duas culturas têm, muitas vezes, se cruzado na história, dando origem a híbridos interessantes e novos gêneros.

Ainda hoje, essas culturas ainda são simpáticas. A arte espanhola se baseia nos motivos africanos em várias formas, lhes dando estilos variados, como o flamenco jazz.

Para voltar à questão da influência do flamenco em Michael, sei que ele teve contato com Joaquin Cortés, um dos mais famosos dançarinos modernos de flamenco. Tanto em sua arte quanto sua imagem no palco, podemos ver algumas semelhanças entre eles.

Joaquin Cortés

Embora seja discutível se há uma influência direta, eles têm claramente algo em comum - por exemplo, um chapéu preto, uma camiseta branca, cabelos longos e uma capacidade hábil para trabalhar com o público.

As referências de Michael para o flamenco são claramente vistas em seu curta-metragem In The Closet. Em primeiro lugar, há vislumbres de dançarinas espanholas em longas saias brancas. Mesmo que elas não sejam realmente espanholas, elas dançam flamenco. Isso é evidente.

Em segundo lugar, essas dançarinas e Michael, todos têm penteados de estilo flamenco, com o seu cabelo puxado para trás muito apertado. Muitas pessoas observaram que era raro ver Michael com seu cabelo amarrado para trás de forma tão suave.








Mas esse é um atributo estilístico: o conceito geral do vídeo, incluindo os figurinos e cenografia, é feito com um toque de Espanha e América Latina, embora, talvez, o espanhol esteja dominando. Mesmo os sapatos de salto alto de Michael se assemelham aos usados pelos bailarinos espanhóis.


Em contraste, a imagem de Naomi Campbell é claramente latino-americana. Ela usa um vestido curto no estilo da lambada brasileira. O enredo do vídeo é reproduzido em um cenário de casas caiadas de branco, clássicas no sul da Espanha e semelhantes aos observados na América Latina.

In The Closet

Talvez essa escolha foi feita para sublinhar o erotismo do vídeo, como muitas pessoas associam as culturas espanhola e latino-americana com paixão e sexualidade.

A Dança na Tela

Eu gostaria de falar sobre outros curtas-metragens e números de dança de Michael na tela. Infelizmente, eu não posso discutir todas as suas obras maravilhosas, por isso vou mencionar apenas algumas.

Entre os vídeos com peças de dança coreografadas, meus favoritos são BadSmooth Criminal e Ghosts. Esses são os trabalhos mais profissionais e brilhantes em termos de preparação, filmagem e originalidade - uma combinação excelente de cinematografia e coreografia.

Smooth Criminal é, naturalmente, uma obra-prima da fase de configuração para dançar dentro do quadro da câmera. Ele usa uma variedade de interiores, com passos de dança cuidadosamente coreografados e ângulos de câmera, movendo o espectador de um interior para outro de uma forma que se encaixa com o enredo e ação dramática.

Smooth Criminal

A produção de primeira classe cria uma sequência unificada e lógica de quadros que transmitem tanto dança como teatro. Smooth Criminal é uma estilização maravilhosa do velho tema gangster de Hollywood, onde cada imagem é teatral, no bom sentido da palavra.


Havia até mesmo um lugar perfeito para Michael injetar um momento de autoexpressão original: uma pausa sem música, com gemidos, gritos e balançando a cabeça. Um elemento maravilhosamente dramático e um lugar para a selvageria e xamanismo; soa um pouco como um ritual africano, com a morte de frangos e possessão demoníaca.

Em minha opinião, esse é o melhor momento do vídeo, ligeiramente se afastando de todo o tema gangster de Hollywood e Broadway e criando um contraste perfeito que não colide com o estilo geral.

Passando para o longo segmento de dança em seu curta-metragem Bad, Michael é absolutamente bom em sua agressão e em trabalhar com a câmera como um parceiro. Toda a peça é construída sobre essa abordagem.

Michael segue a câmera no video Bad

O corpo de baile segue Michael de forma síncrona. Essa é a sua principal função, e parece com um impulso unido, um desafio: o movimento em câmera convence o espectador de que esse desafio é real. E, em seguida, na parte final à cappella, há um detalhe interessante: toda a atenção está tão focada em Michael que não podemos ver que os outros não podem chegar até a metade de seu nervo e frenesi como ele praticamente se arrepia com emoção.


Ele está entregando tudo o que pode, seus olhos escuros de raiva, enquanto os homens que o rodeiam estão relativamente calmos. Basta dar uma boa olhada neles quando você tiver a chance. É um contraste engraçado.

Bad é certamente um dos melhores trabalhos de Michael, aquele em que descobrimos que ele é um ator de teatro capaz de retratar dois personagens muito diferentes.

Em primeiro lugar, ele é um garoto humilde, que inicialmente vai contra o seu coração ao se encaixar com más companhias. Mas então ele se transforma em um cara legal e autoconfiante - o homem no qual o humilde estudante quer se transformar - para combater o mal.

Ghosts é outro filme interessante. Sua coreografia complementa a história, e o faz vividamente, mostrando muitos movimentos de dança inovadores. Na verdade, eu acredito que sua maior realização é o imaginário criado por sua coreografia.

Ghosts é, muitas vezes, comparado com o famoso vídeo de Thriller de Michael porque, à primeira vista, parece ser simplesmente o uso repetido do tema de um bem-sucedido filme de terror.

No entanto, ao contrário de Thriller, esse filme aborda um assunto filosófico profundo da relação entre o artista e o público, entre uma personalidade marcante e homens comuns. Tão importante quanto isso, ele também oferece um espaço muito mais amplo para a coreografia.

Na verdade, Thriller tem apenas uma peça curta de dança, que é encenada de modo a preservar o equilíbrio entre profissionalismo e simplicidade. Por um lado, é uma grande obra teatral onde os dançarinos se divertem interpretando vários zumbis. Isso lhes dá uma chance de mostrar sua flexibilidade e expressividade.

Por outro lado, a dança Thriller é a mais frequentemente utilizada para flashmobs MJ, e o motivo não é apenas a imensa popularidade da dança, mas também porque a sua coreografia é bastante fácil de aprender - pelo menos aproximadamente, se não perfeitamente – assim, um grande grupo de amadores pode dançar mais ou menos juntos.

As peças de dança de Ghosts são muito mais difíceis e exigem muito mais habilidade do que os movimentos de Thriller. Aos personagens é dado mais tempo de tela e uma melhor oportunidade para se mostrarem. Essa dança tem muito mais inovações e curiosidades coreográficas, elementos dramáticos que criam uma ilusão de estranheza em torno de um grupo de fantasmas do além.

O próprio Michael desempenha algumas funções diferentes, e cada um desses papéis ligeiramente refrata sua Plástica para caber o caráter atual.

Too Bad [Ghosts]

Por exemplo, ele executa seus clássicos passos de dança de uma maneira típica e muito reconhecível ao criar o esqueleto da dança [com a ajuda de câmeras de captura de movimento] apenas para ajudar o público a entender quem é que dança naquela imagem do esqueleto. Mas quando ele usa um conjunto similar de movimentos ao dançar no papel do prefeito gordo, ele adiciona um monte de ironia e a dança se torna cômica.

Ghosts - ensaios

Então, quando ele interpreta ele mesmo, o Maestro, ele não vai para clichés, mas apresenta um conjunto de elementos inovadores nunca antes vistos, que fazem a coreografia no filme absolutamente diferente do que qualquer uma de suas danças anteriores.

Gostaria também de acrescentar algumas palavras sobre o número palco Billie Jean, já que é talvez a peça de assinatura entre todas as danças solo de Michael. É sua obra-prima, com base no minimalismo, como um monólogo encenado num cenário nu, acentuado, mas só de iluminação.

Só um verdadeiro mestre pode entreter as pessoas e não ser chato de forma tão mínima de exibição. É muito mais interessante para mim, pessoalmente, assistir a uma improvisação quando o performer mostra algo espontâneo e único. Billie Jean sempre tem um lugar para improvisação. 


Graças à sua elegância simples e individualidade, o desempenho de Billie Jean formou uma das imagens mais memoráveis de Michael Jackson por muitos anos. É essa dança que é mais frequentemente usada para imitar Michael [que, devo dizer, na maior parte parece miserável].

E foi Billie Jean que se tornou uma sensação no Motown 25 e levou o artista Michael a uma completamente nova altura. É óbvio para mim que o seu desempenho no Motown 25em 1983, é diferente de todas as suas versões posteriores do concerto Billie Jean em muitas maneiras.

Ainda não estava perfeito e o moonwalk não foi executado tão bem como em suas versões posteriores. Talvez o piso não estivesse escorregadio suficiente. Ainda assim, a carga emocional da dança é tão eletrizante que nunca foi acompanhado por nada.

No final da performance Motown 25, quando Michael pára e olha para a plateia... Eu não sei como descrever a expressão de seus olhos, mas eu entendo tudo isso.

É o tipo de momento em que um par de minutos pode mudar tudo. Você parece ter um corpo diferente. Você tenta memorizar tudo, mas você fica apenas com fragmentos, fragmentos de memória, lembranças de sentimentos. É uma forte onda de poder que parece que você trabalhou durante duas horas em vez de dois minutos. E, é claro, é o contato mais poderoso com o público - o que só lhe inspira mais.

Se o público é exigente e você precisa agradar a ele com algo novo mostrado pela primeira vez, é um momento muito especial. Eu sempre assisto esse desempenho e acho que Michael estava passando um exame lá. Ele nem sequer tem um refletor. Apenas um performer no palco. Mas de alguma forma parece mais espetacular do que caros shows com efeitos especiais.

This Is It

A última questão que eu gostaria de abordar são as habilidades de Michael como um dançarino, e se ele perdeu um pouco de suas habilidades à medida que envelhecia. Infelizmente, tenho ouvido essas opiniões a respeito de suas últimas performances em This Is It.

Vou colocar dessa forma: há muitas maneiras de olhar para a dança, mas sempre temos que lembrar que a dança é uma arte e não um esporte. Eu já disse isso, mas é importante que o diga novamente. Na verdade, é a coisa principal. A dança é uma arte, e não um esporte.

Certamente, a dança está intimamente ligada com o corpo, então o condicionamento físico e capacidade técnica são fatores ao julgar o desempenho de um dançarino. Alguns aspectos técnicos são mais importantes no balé, alguns outros em dança folclórica, e outros ainda em dança no palco pop.

Ainda assim, qualquer que seja a importância da técnica, temos que começar com o conteúdo artístico. Técnica vem em segundo lugar. Isto não nega a necessidade de determinados princípios na realização desse ou daquele movimento. Mas estamos a falar da autonomia de uma grande estrela, e não sobre os iniciantes.

No balé russo, os dançarinos se aposentam aos 38. Você pode imaginar? Não aos 50, não aos 45... aos 38! É claro, a carga de trabalho é enorme. É por isso que uma idade antecipada para a aposentadoria é específica para o balé clássico e não uma regra comum para qualquer tipo de dança. Ainda assim, é preciso lembrar que não há tal coisa como a aposentadoria aos 38 anos.

Naturalmente, algumas estrelas do balé continuam dançando. Maya Plisetskaya ainda se apresentava quando ela tinha 70. Mas todo mundo compreende a influência da idade. Tal artista não daria muitas performances, embora fossem garantidas as altas vendas dos bilhetes, porque as pessoas querem ver uma grande estrela, tanto aos 20 como aos 70.

Elas querem ver a individualidade e o conteúdo, e não um [passo] fouetté perfeito. Individualidade é a principal coisa na arte da dança e o elemento principal no desempenho da estrela.

Vou te dar um outro exemplo: no flamenco, as pessoas dançam até idade muito avançada. Não há aposentadoria aos 38. Na verdade, eu vou ir ainda mais longe e dizer que, em geral, sua carreira começa depois que eles chegam aos 30.

Ninguém pode fugir das mudanças físicas decorrentes do envelhecimento do corpo, Ainda assim, eles seguem na dança espanhola, mesmo com idade avançada, porque mais uma vez, o principal é o conteúdo artístico.

No flamenco, espiritualidade e arte são mais importantes do que a técnica. É por isso que os dançarinos mais velhos são, por vezes, mais apreciados do que os mais jovens: eles têm algo a dizer quando chegam ao palco. Essa é uma arte de pessoas maduras.

Você só pode alcançar o sucesso nessa arte quando você tem experiência de vida suficiente. E é muito importante para ser uma personalidade. Para chegar ao palco e dizer ao público algo, você tem que ser diferente e se destacar dos outros.

Eu estou dizendo isso para destacar a diferença, não só entre os elementos primários e secundários na arte, mas também entre as habilidades de um mestre e as habilidades dos artistas comuns. É importante compreender que, por vezes, um mestre é excelente e não porque ele é capaz de fazer algo que exige grande esforço físico, mas porque ele faz isso de uma maneira incrível e única.

Performers comuns muitas vezes fazem um salto muito alto ou aprendem perfeitamente uma sequencia encenada pelo coreógrafo. Em ambos os casos, de fato, são profissionais. Mas esse profissionalismo serve a propósitos diferentes.

This Is It

Michael Jackson foi um dançarino pop cujo trabalho se enquadrava na categoria de artes cênicas, e não de esportes. Como na dança folclórica e teatro clássico, ele criou um diálogo significativo com o público e com Deus. Essa foi a sua mensagem principal; isso era o que ele trouxe para o público - tanto de forma intuitiva e muito conscientemente, como um profissional e um artista original.

Ele estava com 50, mas sua Plástica era perfeita. O que mais ele precisaria ser capaz de executar em seu gênero? Nada.


Michael aos 28 e aos 50 anos - iguais

Sim, eu acredito que ele não era capaz de dançar tantas horas em uma linha ou com a mesma energia como ele fazia quando ele tinha 20 ou 30. Ser um homem saudável de 50 anos no palco ainda não é tão fácil como estar no palco aos 30 - há uma diferença.

Mas ele não precisaria colocar tanto esforço. As maratonas são para os jovens. Michael só precisava mostrar sua individualidade, sua Plástica, temperamento e paixão. E isso é tudo. Preciso dizer que ele tinha tudo isso?

Então, quando Michael é mostrado em This Is It, eu posso dizer, mesmo deixando qualquer simpatia de lado, que ele era muito melhor do que a sua equipe de dança, porque seu corpo estava a viver cada segundo da dança. Seus movimentos de dança eram naturais para ele.

E não importa o quanto esses jovens brilhantes fossem analisados, eles nunca seriam capazes de ser como ele, mesmo que fossem muito talentosos ou fisicamente mais fortes.

Honestamente, eu não deveria sequer explicar isso porque é uma verdade fundamental. O fato de eu ter de me debruçar sobre isso é irritante porque algumas pessoas simplesmente não compreendem o básico.

Essa falta de compreensão é o que me deixa triste, não só em relação a um dançarino tão notável como Michael Jackson, mas também no contexto mais amplo de compreender a dança como uma forma de arte e fenômeno social.

Eu gostaria de notar apenas uma coisa mais importante: Michael não apenas estava ficando mais velho, mas ele também tinha sofrido uma série de provações e tribulações em sua vida. Isso é um fato.

Mas se ele estava saudável ou não, realmente não muda nada em suas habilidades. É claro que ele teve uma vida muito difícil e ainda assim ele nunca perdeu a capacidade de cantar e dançar soberbamente. Isso foi demonstrado ao longo de todo o filme [This Is It]. Eu só posso dizer que os ensaios certamente devem ter sido cansativos para Michael, mas ele ainda sabia como trabalhar duro e executar com maestria.

Quanto à forma como ele dança no filme, cada quadro é uma pequena obra-prima. Muitas vezes, a dança não é muito complexa. Fica óbvio que Michael estava improvisando, às vezes, repetindo a mesma sequência uma e outra vez, o que é uma ocorrência comum na improvisação.

Não era estressante para ele, mas uma forma de relaxamento. Em outras ocasiões, ele estava simplesmente brincando. Mas é maravilhoso. Mesmo quando ele estava brincando, ele era um gênio; ele tinha um corpo gênio. Suas brincadeiras são únicas também, e não podem ser imitadas.

Uma vez, Michael disse ao jornalista Martin Bashir que um dançarino não deve pensar, ele tem que sentir. Isso é absolutamente certo. Você tem que seguir com o fluxo. Pode combinar a música ou pode se desenvolver sem ela, como uma visualização independente.

E isso não significa que você esvazia a sua cabeça - a dança é uma informação não-verbal. Mas você não pode se sentir se estiver psicologicamente estressado quando você está dançando, ou você irá falhar. Você tem que se sentir livre.

Se falarmos de elementos tecnicamente complexos, como saltos ou spins, eles exigem muita concentração. Mas a Plástica, que do lado de fora parece muito complexa, muitas vezes é percebida pelo dançarino como um elemento de relaxamento.

As ondas do corpo, arqueando os braços, a flexão do pescoço e o pé estendido - tudo isso é feito com a sensação de estar livre e à vontade, como uma caminhada diária. Sua Plástica na dança torna-se a sua linguagem corporal natural.

Pessoas como Michael nunca dominam a Plástica passo a passo. Elas vivem com ela. Você não vem para a aula de balé, pensando como fazer um movimento. Em vez disso, você vai pegar o sentimento do movimento, você o faz e se torna tão natural como respirar. Se você sabe como o fazer, você vai saber para sempre - enquanto as funções motoras estiverem intactas.

Quando dançarinos dizem que a dança é um inferno de treinos exaustivos, isso significa que depois de 5 a 20 minutos de dança você se cansa, e depois de algumas horas você se sente horrivelmente desgastado. Mas isso não significa que você continua pensando, "Oh Deus, isso é tão difícil!"

Dançar faz você se sentir autoconfiante e feliz, apesar da carga de trabalho físico. Às vezes, a dança faz com que seus pés sangrem e seus ligamentos fiquem doloridos. Mas quando você dança, você tenta ignorar o sentimento de dor e, muitas vezes, se sente mais fraco do que ele realmente é.

Quando você está em êxtase, a dor pode até desaparecer completamente. Isso acontece. No palco, tudo parece maravilhoso, maravilhoso e inesperado. Você está no alto da adrenalina. E, às vezes, você não sente as consequências da dor ou totais do treino até o dia seguinte.

Eu não sou um médico ou cientista para poder descrever todos os processos cerebrais que ocorrem nesse estado de espírito. Mas posso dizer que o estágio, muitas vezes, revela habilidades ocultas e reservas ocultas do corpo, que abrem devido à nossa capacidade de usar o subconsciente e a alteração do estado de consciência.

Novamente, nós voltamos ao ponto principal desse artigo: Michael viveu na dança, por isso, é absurdo dizer que suas habilidades finais poderiam estar mais fracas do que antes.

O Poeta na Dança

Eu poderia continuar e continuar, mas é hora de terminar. Eu pintei um quadro para o qual você pode adicionar continuamente mais detalhes, se você quiser, porque o tema da arte da dança em seu sentido global é inesgotável, e Michael é uma constante na mesma; Só espero que eu tenha sido capaz de demonstrar os principais elementos da imagem.

Para resumir a discussão, em primeiro lugar, me permita repetir que a dança se conecta o espiritual e o material, abrindo o mistério de todos os mistérios, tendo a nossa consciência muito além de todos os limites e grilhões.

Há muitos bons dançarinos, mas apenas alguns deles são Artistas e Entertainers. O gênero e escala de popularidade não importa. O que é importante é o quanto o artista se dedica à sua arte, até que ponto ele percebe seu grande dom e o quanto ele compartilha com o público.

O presente não é só talento ou brilho. O presente é uma oportunidade para se tornar um servo de dança com a ajuda de seu talento dado por Deus, amando [seu talento] e sentindo o seu significado sagrado e universal.

Michael Jackson foi um daqueles poetas que amaram a dança de forma abnegada e trouxeram a sua essência para o palco. Ele trouxe uma faísca para os telespectadores que os levaram além dos limites convencionais, permitindo que eles se conectassem com a esfera de energia frenética, emoção e beleza que não pode ser percebida pela lógica, mas só pode ser sentida.

Ele poderia desnudar emoções e encontrar detalhes incríveis no fluxo de improvisação como apenas um dançarino raro - e como nenhum outro artista pop pode. A espiritualidade e estética que ele trouxe ao palco pop foram únicas e sem precedentes.

A complexidade e ainda a simplicidade do que ele estava fazendo se fundiam em algo brilhante. Em seu gênero, ele permanecerá incomparável por um tempo muito longo. Eu gostaria que todos compreendessem isso, e não apenas seus fãs.

Estou feliz por ter vivido em uma época em que ele estava vivo. E eu estou feliz que eu pude vê-lo pela primeira vez em um momento em que eu pude assistir a seus vídeos sem comentários desnecessários e sem julgá-lo com preconceito.

Anos mais tarde, tornou-se tendência chamá-lo de "maluco" e um monstro, e então era quase assustador admitir que você gostava de Michael Jackson. Ainda assim, isso nunca me impediu de ver a beleza e a espiritualidade em sua arte.

É doloroso saber como sua vida terminou. É lamentável que o talento tende a ser visto à luz negativa, enquanto o artista está vivo. Infelizmente, essa parece ser a natureza humana.

Uma pessoa talentosa e versátil, incrivelmente talentosa na música, dança e teatro, é conhecida do público não pelos melhores exemplos de seu trabalho, mas por fragmentos de vídeos selecionados e mostrados na TV e por aparições nos tabloides indignos de qualquer atenção.

Hoje, não há um documentário decente sobre ele na TV - tudo que você vê é algum material amador patético com nomes confusos, datas e fatos que não dizem nada sobre o seu gênio criativo. As melhores gravações de concertos e filmes ainda são vistos apenas por seus fãs. É uma pena, realmente! Só espero que a justiça venha a prevalecer um dia.

E nós temos que fazer tudo o que pudermos para ajudá-la a prevalecer com nossas modestas contribuições. Eu ainda acredito que um dia virá em que o artista Michael Jackson se tornará clássico e será lembrado não apenas como um mero ídolo pop, mas como um grande artista e humanitário “dançando o seu sonho”.

Crônica de Celso Nascimento (jornalista)
____________________________________

Tradução do texto: Rosane 
Imagens adicionadas por esse Blog e pelo “Cartas para Michael”
Vídeo da dança de flamenco e video ''The moon is Walking'' adicionados pelo blog “Cartas para Michael”
Texto em inglês: Michael Jackson.ru