CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

sábado, 5 de novembro de 2011

RESGATANDO A INOCÊNCIA


"É fácil confundir ser inocente com ser ingênuo ou infantil. Todos queremos parecer sofisticados; todos queremos habilidades de sobrevivência. Ser inocente é não ser isso. [...] É ser simples e confiável como uma criança: nada de julgamento ou comprometido com apenas um ponto de vista. Se você está preso em um modelo de pensar e responder, sua criatividade se bloqueia. Você perde o vigor e a magia do momento. Aprenda a ser inocente novamente, e esse vigor jamais sumirá" (Michael Jackson, in Dancing The Dream).



Ser inocente passa longe de ser infantil. A inocência é o estado de pureza da essência, o jeito descomplicado de existir sem ser irresponsável ou negligente. Eu diria que é a única forma de ser feliz.

Inocência é a personificação da simplicidade, da naturalidade, da espontaneidade, da autenticidade, da não-manipulação. O inocente não julga, porque também não critica. O inocente não tem crença sobre nada e está aberto a todas as transformações e mudanças; está aberto ao novo. Em outras palavras: é flexível.

Inocência é não culpar e muito menos cobrar; simplesmente compartilhar sem expectativas.

Por isso se diz que a criança é inocente, pois ela não tem crenças, não tem códigos de comportamento pré-estabelecidos, não tem preocupação (pré-ocupação = ocupar-se inutilmente antes da hora), não pensa - portanto, não é escrava da mente; tudo para ela é novo, é explorável, é conquistável, é excitante. Vive somente o momento presente, como se não existissem ontem e amanhã; é sempre um papel em branco pronto para receber o conhecimento que sua curiosidade sadia lhe proporciona.


"Quando se está plenamente presente e desperto na verdade da vida, se está em um estado de inocência, existindo em um estado de não-conhecimento, como se estivesse experienciando e tocando tudo pela primeira vez." (Leonard Jacobson - 2010). Isso equivale dizer que resgatar a inocência é romper com a tirania da mente (passado) e entregar-se à vida vivida na realidade alegre do momento presente.


Inocência é não manipular para falsear uma imagem possível de aceitação coletiva. É bancar ser quem se é, mesmo sabendo que o mundo irá surrá-lo tentando fazê-lo encaixar-se nos padrões sociais, culturais ou religiosos.


Inocência é achar graça em desenhos animados, emocionar-se com um conto de fadas, ver beleza no desenho torto e incompreensível de uma criança, é ter lágrimas nos olhos e uma estranha sensação de felicidade só por estar de mãos dadas com o ser amado.


É preencher um álbum de figurinhas aos 50 anos de idade ou pisar a poça d'água só para ver o chão chorar para cima; é rir de si mesmo, soltar pipa, pular amarelinha, andar de roda-gigante sem se importar com o julgamento dos outros e sem medo de que ela possa cair... 


Geralmente, quando nos tornamos adultos, passamos a ter medo de viver porque tudo se torna perigoso, tudo configura risco = neurose! Passamos a temer o outro e nos isolarmos internamente, a temer a natureza e nos dissociarmos dela, a temer o castigo e nos distanciarmos da Divindade. O adulto mata o Deus que habita em si.


Inocência é ainda conseguir perceber e se inebriar com as cores de um por-do-sol ou a carícia de uma leve brisa; e principalmente ser capaz de agradecer pelo fato de ainda podermos usufruir dos benefícios do sol e do ar.

Resgatar a inocência é abandonar o ego, é desfazer a caricatura do aceitável, é desmontar a pressão de ser o que não se é para se encaixar na exigência do outro. É não querer mudar o outro para que se encaixe nos seus ideais de excelência.


É não ter medo de parecer ridículo, esquisito, fora da fôrma imposta pelo social; é rejeitar neurotizar-se para parecer adulto.


Resgatar a inocência é tirar a máscara de ferro do tenho que ser e simplesmente ser a máscara de ferro do normal e simplesmente ser natural.




SER INOCENTE É SIMPLESMENTE SER ASSIM...
NATURALMENTE LIVRE E FELIZ!

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-



Este artigo é protegido por direitos autorais. O autor dá permissão de compartilhá-lo, através de qualquer meio, contanto que os créditos sejam incluídos, o nome do autor, a data da postagem e o local de onde se obteve a informação divulgado com o corpo da mensagem. É expressamente proibido sua comercialização sob qualquer forma ou seu conteúdo adulterado ou parcialmente divulgado (trechos da mensagem) ou utilizado para base de qualquer trabalho sem permissão prévia do autor. Sempre incluir o endereço eletrônico do site oficial no Brasil: www.almaceltica.blogspot.com.