CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

A mente é um mecanismo
que precisa estar a serviço do Ser


Prem Baba

Pergunta do participante: Amado Guruji! Às vezes, eu vejo que a gente tem tanta avidez pela iluminação, de só querer ver a luz… Você pode falar de verdade sobre a escolha de não olhar para o passado e identificar-se com ele e a negação dos sentimentos negados e congelados? Às vezes, tenho dúvidas do que está acontecendo comigo.

Prem Baba: Essa questão traz alguns insights. Primeiro localiza a iluminação. Todo o buscador está à procura da iluminação. É sinônimo de Sathya, sinônimo da experiência da verdade. Ao mesmo tempo em que você precisa se mover em direção à verdade, e esse movimento é propiciado através de um desejo, quer seja o desejo de se libertar do sofrimento ou um desejo que venha de uma pulsão mais profunda que você nem mesmo sabe descrever ou identificar; mas o que acontece é que em determinado momento você é pego por esse desejo.

A mente é um mecanismo que precisa estar a serviço do Ser, mas em dado momento a mente se torna o senhor.

É a natureza da mente desejar. Se tiver desejo, tem comparação. E o desejo e a comparação são o mecanismo do sonhar. Em dado momento da jornada, o buscador se põe a sonhar com a iluminação e se torna ávido por ela. Esse sonhar e essa avidez se tornam obstáculos para a iluminação.

Eu conheço alguns buscadores que não conseguem relaxar. Não conseguem desfrutar nem um instante da vida de tão ansioso que está com a possibilidade de se iluminar.

A vida se tornou um sonho a respeito da iluminação; enquanto que iluminação é o parar de sonhar. A iluminação começa quando a imaginação cessa. Se você deseja a iluminação, você a perde. Se você tem esperança de se iluminar, você a perde. Se você tem avidez de se iluminar, você a perde. Porque este sonhar te leva para a mente e te coloca à mercê da mente que compara e deseja.

Quando você se apaixona por uma pessoa, você projeta nela todos os sonhos e começa a sonhar acordado e vice-versa. E aí os dois passam a vida tentando manter o sonho e evitam a verdade. Você evita que o outro se revele, assim como você evita se revelar, porque essa revelação ameaça o sonho. A verdade é uma ameaça porque de repente você pode perder o seu sonho. E você quer continuar sonhando. Você quer continuar no seu sono profundo.

A mente quando está ao seu serviço pode te ajudar em muitas situações. Mas se ela está no comando, tudo o que ela pode fazer é criar sonhos. Talvez o vício primordial seja o sonhar.

E o vício é algo realmente misterioso, porque é uma energia que rouba a consciência e existe um prazer no vício. Existe o prazer no sonhar e por isso você quer continuar sonhando. E chega um momento em que você se vê realmente em uma encruzilhada, porque se você está criando o caminho da iluminação, em algum momento você vai compreender que a única possibilidade, a única maneira de você continuar a jornada é parar de sonhar.

O que você pode fazer é tentar entender a mecânica do sonho, entender a mecânica da mente, da comparação do desejo. Tudo o que eu estou propondo tem o objetivo de aumentar a sua percepção. Ampliar a sua capacidade de testemunhar, de observar como você funciona, de uma forma distanciada, sem julgamento, sem condenação. Simplesmente observar de forma objetiva. Estou te ensinando a olhar a vida de forma objetiva. Tanto a vida que está manifestada lá fora, como a vida que está se passando dentro de você.

Namastê!
_________________________________

Autor: Prem Baba
Fonte primária: http://www.sriprembaba.org/pt-br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/sachchaprembaba
Youtube: https://www.youtube.com/user/OfficialPremBaba
Fontes secundárias: Trabalhadores da Luz e Sementes das Estrelas

ILUMINAR-SE É APENAS SER