CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

domingo, 8 de julho de 2012

O CASTELO DE CARTAS DA CABALA ESCURA COMEÇA A RUIR

Três executivos do Banco Barclays renunciam em 24 horas

Os executivos do banco, no Reino Unido, são acusados de manipular a taxa Libor, que são os juros usados pelos bancos para emprestar dinheiro uns aos outros.

 Bob Diamond

Cecília Malan (Londres)
Depois de acusado de manipular em benefício próprio a importante taxa interbancária Libor, o Barclays, um dos maiores bancos britânicos, foi ao ataque nesta terça-feira (3) dizendo que agiu por pressão do banco da Inglaterra e do próprio governo do Reino Unido.
Três renúncias em 24 horas. Bob Diamond era o principal executivo do Barclays. Jerrie del Missier comandava as operações. Ontem (2), o presidente do conselho de administração, Marcus Angius, também deixou o cargo. Os executivos do banco, um dos maiores do Reino Unido, são acusados de manipular a taxa Libor, que são os juros usados pelos bancos para emprestar dinheiro uns aos outros.
A taxa Libor significa London Interbank Offered Rate e serve de referência para as taxas de juros pagas todos os dias por milhões de pessoas, por exemplo, nos créditos imobiliários, cartões de crédito, financiamento estudantil e seguros. Qualquer variação na Libor afeta o retorno de investidores profissionais e os custos de financiamento para pessoas e empresas.
“Eles aparentemente relataram sistematicamente taxas Libor a que eles tomavam dinheiro que seriam muito abaixo das taxas que eles deveriam ter relatado. Aí tem duas histórias: uma é que o banco não queria mostrar que estaria tomando dinheiro mais caro do que o mercado numa época de stress isso ai poderia pegar mal para o banco, e em outros casos há emails de alguns operadores do banco pedindo que eles alterassem por causa de negócios específicos”, fala o economista Alexandre Schwartsman.
Segundo a imprensa britânica, Bob Diamond não vai sair calado e deve denunciar outras instituições que teriam participado desse esquema.
Nesta quarta-feira (3), o ex-executivo do Barclays vai comparecer a uma CPI recém-criada pelo governo britânico para investigar o caso. O ministro da Fazenda, George Osborne, está otimista e disse que esse escândalo pode ser o primeiro passo rumo a uma nova cultura do setor financeiro.

Fonte: Jornal da Globo  (G1)
Edição do dia 03/07/2012


 A VERDADE PREVALECERÁ!