CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

quinta-feira, 7 de março de 2013

A ESSÊNCIA DO SER – V


Uma carta de Spike Lee

Querido Michael
Na semana passada, eu fiz uma peregrinação para a sua cidade natal, Gary, Indiana. Eu estava dentro da sua modesta casa de três quartos, na 2300 Jackson Street. Eu senti a magia.
Tudo começou lá. Nove crianças mais seus pais, vivendo apertados, perseguindo o sonho americano. Esta solitária 2300 Jackson deveria ser declarada como referência histórica.
É preciso voltar ao início para ver claramente toda a viagem. Gary, a cidade do aço no centro-oeste, colarinho azul, trabalhando e vivendo duramente, grande ética de trabalho e valores básicos simples.
Ela está lá no início, onde você aprendeu: você teve que cantar e dançar como se sua vida dependesse disso. Você e sua família fizeram com que esse sonho se tornasse uma realidade. Mas como todos nós finalmente aprendemos (mais cedo ou mais tarde), os sonhos têm custos e custos têm consequências.
Eu realmente estimo o curto período de tempo que trabalhamos juntos, visitando a minha casa no Brooklyn, abraçando e beijando minha filha recém-nascida Satchel, como se ela fosse sua própria filha, nossa viagem fantástica ao Brasil para filmar o vídeo They Don't Care About Us.
Lamento nunca ter chegado a lhe informar que o nosso vídeo foi diretamente responsável pelo grande filme Cidade de Deus ser concebido e feito. Michael, sua vida tocou as pessoas no mundo inteiro de uma forma que você nunca vai saber.
Michael, eu sou um ano mais velho que você, nós crescemos juntos. Eu tinha meu (cabelo) afro como você. Eu queria ser como você. Queria as meninas bonitas correndo atrás de mim da maneira como elas faziam com você (elas nunca o fizeram: preferiam ficar fazendo ''olhos'' para os seus pôsteres colados nas paredes de seus quartos).
Você me fez ver as possibilidades, apesar de eu ser incapaz de cantar ou dançar, mesmo tendo vindo de uma família musical. Você, Jermaine, Tito, Jackie e Marlon nos mostraram o caminho. Vocês eram jovens rapazes negros como nós. Sobre nós foi um novo dia, um novo mundo e cabe a nós lembrar isso.
Encerrando, Michael, você captou tudo por aqui. Foi muito breve, mas enquanto você andou nesta Terra na sua forma física, você a mudou. Você mudou o mundo, mudou o jogo para sempre.
Que você possa descansar eternamente em paz. Amor

Spike Lee
________________________ 
Fonte: http://cartasparamichael.blogspot.com.br


MICHAEL E SPIKE NO PELOURINHO
SALVADOR/BA - 1996