CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

domingo, 31 de agosto de 2014

A ESSÊNCIA DO SER – LXXIV


MICHAEL BY DIANNE CHILGREN (1)

Dianne Chilgren é pianista desde os cinco anos de idade, formada pela Eastman School of Music e pela Indiana University. Viveu na Europa por vários anos, onde trabalhou com muitos bailarinos de renome, incluindo o grande Rudolph Nureyev. Mas o dançarino multifacetado que a fez render-se profundamente foi Michael Jackson.

Abaixo, seguem-se trechos de um artigo de Dianne sobre o fenômeno Jackson. O texto completo pode ser lido nas fontes dispostas no final da página, visto que o enfoque do Blog “ALMA CÉLTICA” é a pessoa Michael Jackson.
_______________________________

“A bela capacidade de escrita de Michael não era conhecida por muitos, exceto, é claro, uma vez que aplicada às letras de suas músicas. De alguma forma, apenas não ocorria para as pessoas que a sua prosa ou poesia eram tão boas quanto as suas letras.

[...] Ele era, de fato, um indivíduo multitalentoso e multifacetado e era um Homem Renascentista, por assim dizer. Ele poderia cantar, dançar, escrever música, criar apresentações, etc. Ele também poderia pintar e desenhar muito bem... Ele também era muito atlético e poderia ter escolhido isso: ser um corredor, um tenista; ele poderia fazer praticamente tudo, inclusive cozinhar!

[...] Desde o início, eu estava muito impressionada com suas habilidades na música e na dança e, embora eu tenha capacidade considerável no campo da música, fiquei chocada com o quanto ele sabia sobre música – e ele nunca foi formalmente educado! Ele tinha um ouvido fenomenal e poderia ouvir os menores erros no palco, enquanto ele mesmo se apresentava.

[...] Às vezes, ele acordava com uma parte da música já feita na sua cabeça. [...] Ele tinha toda a peça na cabeça... a instrumentação, os vocais, as harmonias vocais, palavras, percussão – tudo! [...] Quando gravava uma canção, ele cantava todas as harmonias de sua própria voz, uma por uma, e lembrava-se de todas as outras que ele tinha acabado do gravar. Isso NÃO é fácil! Todos os vocais eram absolutamente bem colocados. Ele tinha um ouvido absoluto... [o inato conhecendo os pontos de todas as notas].

[...] É claro que ele não tinha uma noção real de quão rapidamente ele aprendia os passos de dança... Ele não havia treinado para ser um bailarino e não queria ter as coxas musculosas que os bailarinos mais viris adquirem através de sua formação. Não. Michael queria seu visual esguio, então ele treinava para esse tipo de musculatura.



Quando eu o assistia trabalhar, eu sempre desejei saber qual era a parte de seu cérebro que ele estava usando para a dança e qual a parte para a música. Na verdade, eu gostaria de poder ver o interior do seu cérebro, porque ele era definitivamente uma mistura dos dois.

[...] Tal pessoa brilhante... Ele realmente tinha uma mente brilhante. E ele quase nunca reclamava. Ele desempenhava com amor e a adulação da multidão o energizava.

[...] Logo aprendi que, quando ele tinha uma ideia, ele visualizava tudo em torno dela... todas as possibilidades e contingências.

[...] Quando ele se apresentava, o suor em seu rosto fazia sua maquiagem escorrer e era possível ver as manchas em sua pele. Eu sei que isso realmente lhe causava sofrimento, mas ele tentava ignorar. Infelizmente, muitos não acreditavam que ele tinha vitiligo e achavam que estava tentando se tornar branco. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Ele não tinha controle sobre a cor da sua pele [mais do que você ou eu] e teria preferido [se pudesse] continuar a ser um negro americano. Não me importava de que cor ele era; ele era apenas Michael para mim. Eu disse isso a ele, sabia que eu o amava como ele era. Preto, branco, verde, ou alguma coisa entre isso!

Ele não estava consciente do efeito que tinha sobre as pessoas; na verdade, ele era muito tímido. Eu acredito que ele apreciava que eu não Caísse no chão, desmaiada, sempre que estava ao seu redor. Parece tão bobo ficar assim sobre alguém – estrela ou não – esse é o meu sentimento, de qualquer maneira. Michael era um homem real, com sentimentos de boa-fé e questões. Ele não era perfeito, mas era mais próximo da perfeição do que a maioria.

Ele tinha um fabuloso senso de humor e ria com facilidade, às vezes, com uma gargalhada ‘perversa’ – isso sempre me fazia rir! Às vezes, ele poderia ser muito bobo, mas era sempre divertido... e gostava de brincar.”
___________________________

Fontes:
- http://pianocontessa.blogspot.com
- http://cartasparamichael.blogspot.com